sábado, 20 de setembro de 2014

Primeiros passos: Por onde começar?

Pra quem está começando a pensar em organizar o casamento, existem dois primeiros passos BÁSICOS e ESSENCIAIS:

1) Esboçar o orçamento:
Digo esboçar porque vejo muito por aí as pessoas dizendo para "definir" um orçamento. E, olha, quando a gente começa a pesquisar e contratar as coisas, aí é que vamos percebendo que essa definição precisa ter contornos mais etéreos... Porque é muito difícil você colocar um teto e falar "não vou gastar um centavo além de X mil Reais". Cara, altas chances de que, no fim das contas, vai acabar gastando um pouco mais, sim. Mas, por outro lado, se deixar em aberto, há um risco muito grande de perder o controle e já começar a vida a dois com várias dívidas (o que não é nem um pouco legal). Então, acho que a melhor opção é colocar uma margem: "quero/posso gastar EM TORNO DE quanto?". Coloque uma margem... Menos de 10 mil, ou de 10 a 15 mil, ou por volta de 100 mil... Claro que o ideal é a gente fazer um esforço pra pesquisar os fornecedores com melhor custo/benefício e se manter dentro do orçamento, mas é importante ser realista e ter em mente que casar é uma coisa cara e que pode ser que extrapole um pouquinho aquele seu planejamento inicial. E isso não é o fim do mundo. 
O importante é ter uma margem de segurança e NÃO SE ENDIVIDAR! Isso é MUITO IMPORTANTE: Ao definir o orçamento, você e seu noivo tem que ter uma noção real de quanto realmente podem gastar sem entrar no negativo. Se juntos vocês tem uma poupança de 30 mil Reais, querer fazer um casamento de 50 mil não tem sentido, certo?? A pior coisa é já começar a vida juntos com uma dívida pra pagar, relativa a um evento que durou apenas algumas horas. Então, pra ficar mais seguro, eu acho que deve ser feito assim: se vocês tem 30 mil na poupança, façam tudo planejando gastar até 20 mil. Porque, assim, se passar um pouco (o que pode acontecer), tem uma margem de segurança anti-endividamento, entenderam? ;) 

Portanto, minhas principais dicas são: 

- manter os pés no chão em relação à possibilidade do valor a ser gasto na hora de definir o orçamento 
- pensar no valor do orçamento com uma margem de manobra, ou seja, estar pra gastar um pouco mais do que o planejado sem se endividar


2) Escolher a data:

Enquanto os preparativos estão só no plano das ideias, dá pra ir colhendo inspirações, conhecendo
fornecedores, etc. Mas pra começar a organizar o evento de verdade, é primordial definir uma data, já que essa informação é necessária pra fechar os contratos.
Minha sugestão é que isso seja feito com cerca de 2 anos de antecedência. Tenham em mente que as noivinhas por aí estão cada vez mais ansiosas e velozes! No início desse ano, quando fui fechar minha data para o ano que vem, já tinham poucas disponíveis. Na minha experiência, em abril desse ano eu só consegui data para Setembro do ano que vem (e na Igreja que eu consegui, além da data que eu peguei, só tinham mais umas duas ou três disponíveis pro fim do ano - e olha que minha Igreja nem é das mais badaladas, hein!). Ou seja, com quase 1 ano e meio de antecedência, já tinha muuuita coisa reservada por outras pessoas. Com o salão de festa foi parecido: muitos que visitamos já tinham pré-reserva feita mais de 1 ano antes. Portanto, se vocês querem muito um determinado local, por exemplo, quanto antes definirem a data, melhor. 
Pode ser uma data que seja significativa pra vocês, como o dia do primeiro encontro, do primeiro beijo, do pedido de casamento... Ou apenas uma data que vocês gostem, que acham que vai se agradável, enfim... Isso fica a critério do casal :)
O importante é definir o orçamento e a data e, a partir daí, vocês já podem começar a realmente procurar os fornecedores para fechar os primeiros contratos! Na minha opinião, os primeiros que devem ser fechados são a igreja (ou local da cerimônia), o local da festa e o buffet. Com isso, você já tem a estrutura básica da festa e esses são normalmente os contratos mais caros e mais importantes. Os outros são mais fáceis de adaptar ou procurar fornecedores diferentes caso as primeiras opções não estejam disponíveis.    :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário